Sistemas Conectados à Rede



O Sistema Fotovoltaico objetiva a geração de energia elétrica para alimentar diversos tipos de consumidores e reduz a conta de energia fornecida pela concessionária local. Adapta-se facilmente à arquitetura e em qualquer espaço desde que haja incidência de luz, como paredes, fachadas, pisos e telhados de prédios e residências.
Promove uma solução ambiental adequada sem causar nenhum dano e ainda pode ser instalado próximo ao ponto de consumo, de forma distribuída, minimizando perdas por transmissão e distribuição da geração centralizada.Com a utilização da energia solar, menor será sua dependência com relação da sua energia externa, utilizando-a apenas para suprir uma parte de seu consumo.
O ideal é instalar os painéis solares nas coberturas para poder utilizar a melhor inclinação para cada região geográfica, que permite orientar os painéis para o Norte, proporcionando o melhor aproveitamento ao longo do dia.


Como funciona o sistema?

 

Depois de instalado o sistema fotovoltaico toda a energia do sol será transformada em energia elétrica pelos módulos solares e através do inversor será injetada na rede elétrica do consumidor.

Ao anoitecer utiliza-se a energia da concessionária e no final do mês ela é contabilizada – quanto foi gerado e quanto foi consumido – ou seja, se o consumo for igual à geração a sua conta é zerada, será cobrado apenas o custo da tarifa mínima conforme as normas da concessionária. Se o consumo for maior que a geração, será pago a diferença e se o consumo for menor, recebe-se um crédito da geração excedente.

Preciso trocar meu relógio?

Conforme a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, as concessionárias além de trocarem os relógios para o mais adequado a ser utilizado junto ao sistema, não cobrarão pelo serviço como também pelo custo do mesmo.

O relógio digital faz a leitura de quanto o sistema está gerando e quanta energia da concessionária o cliente utilizou se necessário.

Como procede a manutenção dos Equipamentos?

Normalmente a chuva faz a limpeza das placas, mantendo-as limpas, mas de todo modo o procedimento adequado é observar se algum objeto ou planta estão causando sombras e se há sujeira acumulada nas placas, o que atrapalha o rendimento do sistema, portanto limpar as mesmas de tempos em tempos é o ideal, garantindo seu bom rendimento.

Quanto ao inversor, é necessário instalá-lo em lugares bem arejados, sem umidade, protegido de intempéries garantindo uma longa vida útil ao equipamento e maior rendimento, não tendo nenhum custo adicional para sua manutenção.

Como é realizada a instalação?

Os módulos são colocados em série conectando os polos positivos e negativos resultando em apenas dois cabos finais de cada tensão.

É necessário o máximo de cuidado ao realizar a conexão dos módulos devido à alta tensão que está sendo somada. Após realizar as conexões, dos cabos ao inversor que fará a conversão da corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), toda energia gerada entrará de forma direta na rede elétrica.

Partindo disto, os disjuntores são utilizados por medida de segurança e manutenção. O relógio digital deve ser atribuído ao sistema visando a leitura da geração do sistema.

O que acontece quando a energia da Concessionária acaba?

O Sistema para de funcionar.

Por medidas de segurança, o inversor se desconecta automaticamente, evitando acidentes com os responsáveis da manutenção dos postes e caixas de força.

É importante lembrar que não há armazenamento de energia.

Sou remunerado pelo excesso de geração produzida?

Não. Quando a geração for superior ao consumido no mês, o saldo positivo pode ser utilizado para abater o consumo local ou outro que esteja em seu CPF/CNPJ, caso contrário o saldo será abatido no próximo mês, ou seja, se tiver tido uma geração abaixo do consumo a concessionária local utiliza o saldo do mês anterior para abater esse excesso de consumo.

Os créditos de energia gerados são válidos por 60 meses.

Qualidade dos Equipamentos Solaris

Os produtos fornecidos pela SOLARIS atendem rigorosas normas de qualidade e eficiência, certificados pelo INMETRO, visando instalações de maior produtividade de energia, robustas e duradouras com a melhor relação custo/benefício.

A SOLARIS conta com um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento que continuamente vem aperfeiçoando seus equipamentos e metodologias empregadas em novos projetos.

Cronograma do Projeto

cronograma

Vantagens dos Sistemas Conectados a Rede

 

  • Não polui o meio ambiente.
  • Não requer manutenção frequente, onde a limpeza dos módulos será feita por meio da chuva ou eventualmente pelo proprietário.
  • Os painéis fotovoltaicos são potentes e eficazes, com vida útil de mais de vinte anos, garantindo um excelente investimento.
  • Diminui a despesa mensal da conta de energia elétrica.
  • Em locais onde a energia elétrica entregue pela concessionária é de baixa qualidade os sistemas conectados podem auxiliar na melhoria da mesma.
  • A energia além de ser limpa e renovável, contribui para uma vida melhor.

UMA DE NOSSAS SOLUÇÕES PODE SERVIR PRA VOCÊ

Nós da Solaris possuímos diversas maneiras para te ajudar com problemas energéticos…

Solicite um orçamento!