Como homologar o sistema de energia solar conectado à rede

Como homologar o sistema de energia solar conectado à rede

Quando o assunto é o sistema de geração de energia fotovoltaico conectado à rede, algumas dúvidas tendem a surgir com relação a seu funcionamento frente a energia elétrica usualmente fornecida pela distribuidora de eletricidade da sua cidade. Hoje nós da Solaris Energia Fotovoltaica iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Independentemente se o sistema for residencial, empresarial ou industrial ele deve ser homologado. Tal homologação é feita junto a concessionária de energia elétrica da sua região, que deve avaliar se o sistema de geração de energia cumpre com certas normas de segurança.

E, graças novas regras da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que começaram a vigorar desde 1º de março de 2016 e visam reduzir os custos, o tempo e aumentar o público alvo, o procedimento de homologação se tornou muito mais simples e rápido de se efetuar.

É preciso solicitar previamente a concessionária de energia para que se possa conectar o sistema de energia solar à rede, deve-se enviar o projeto de engenharia para a concessionária que após analise irá aprovar o projeto. Quando isso acontecer, você estará liberado para realizar a compra e instalação do seu sistema de energia solar. Após a instalação, um técnico habilitado realizará a vistoria e produzirá um relatório que deve ser encaminhada à concessionária para que aspectos técnicos sejam regularizados.

Concluído esse processo, a concessionária realizará uma nova vistoria técnica, autorizando a ligação do sistema onde o relógio é trocado por um medidor bidirecional.

Quando seu sistema já estiver funcional, ocorrerá o processo de compensação de energia, que basicamente faz com que você empreste a rede da concessionária. Parte da energia que você gerou e não consumiu, o que gera créditos de energia. Estes créditos de energia não podem ser revertidos em dinheiro, mas esse será utilizado em meses que sua geração de energia solar não for suficiente e os créditos serão abatidos do seu consumo da energia fornecida pela concessionária.

Todo esse processo pode parecer um pouco complicado, mas nós da Solaris estamos ao seu serviço para acompanhar e dar suporte em cada parte do processo, Clique aqui para entrar e contado e conhecer mais das vantagens econômicas de se instalar um sistema de energia solar fotovoltaico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.