O que é o IPTU Verde

O que é o IPTU Verde

Você muito provavelmente já conhece ou contribui com o IPTU, imposto arrecadado anualmente com base na casa onde você vive ou terreno que você possui. Mas, você já ouviu falar no IPTU verde?

Se sua resposta para essa pergunta for não, hoje, nós da Solaris Energia Fotovoltaica vamos não só responder essa pergunta e te deixar atualizado com o assunto, mas também iremos apontar as possibilidades e futuras vantagens que esse projeto pode trazer.

Mas vamos começar, o que é o IPTU Verde?

O IPTU Verde nada mais é do que uma iniciativa da cidade de Salvador/BA e de diversas outras cidades pelo mundo que visam conceder descontos no imposto aos cidadãos que empregarem em suas construções medidas que busquem uma melhor sustentabilidade e que de alguma forma contribuam com a preservação do meio ambiente.

Essa iniciativa acompanha uma tendência mundial e segue uma lógica e prática internacional de fornecer certificações para construções e reformas que fizerem uso de tecnologias sustentáveis em seu projeto. Através dessas medidas os cidadãos acumulam pontos que serão depois revertidos em desconto no imposto. Tomando Salvador por exemplo, a pontuação acontece da seguinte forma:

  • BRONZE: 50 a 69 pontos. 5% de desconto;
  • PRATA: 70 a 99 pontos. 7% de desconto;
  • OURO: maior ou igual a 100 pontos. 10% de desconto.

Existem diversas formas de se obter pontos divididos em variados segmentos e ações, alguns exemplos são a gestão sustentável das águas, eficiência e alternativas energéticas, projeto sustentável, bonificações e por fim as emissões de gases de efeito estufa. Tais ações vão do reaproveitamento de águas e da implementação de teto verde até a implantação de captação de energia a partir do sol e dos ventos. São 63 possibilidades de pontuação e um total de 285 pontos possíveis de serem alcançados.

O que é importante repararmos, é que esse tipo de iniciativa não acontece exclusivamente em Salvador, existem diversas cidades pelo Brasil e ao redor do mundo com projetos similares de reconhecer e recompensar as medidas ecologicamente corretas e a tendência é que cada vez mais cidades adotem mentalidades mais sustentáveis.

Por isso, talvez seja o momento ideal para se alinhar a esse movimento mundial, além de contribuir com o meio ambiente, são enormes as chances de o governo da sua cidade criarem iniciativas como a de Salvador. E um meio as possibilidades existentes a geração de energia fotovoltaica é uma das mais vantajosas!

Então não perca tempo e clique aqui para entrar em contato conosco da Solaris energia fotovoltaica e conhecer melhor todas as possibilidades e benefícios que temos a oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.